Contabilidade e Finanças : IPTU
Que atividade é?
Pagamento de IPTU, imposto municipal cobrado de quem tem um imóvel localizado em região urbana, bem como das taxas de coleta de lixo e iluminação pública.
Quem faz?
O processo deverá ser aberto pelo Setor de Contabilidade / Financeiro e tramitará pelos demais setores, conforme fluxo abaixo. Deverá ser aberto um novo processo a cada exercício financeiro.
Como se faz? Possui fluxo já mapeado?
Fluxograma disponível ao final desse documento.
Que informações/condições são necessárias?
Condições necessárias:
- Haver disponibilidade de recursos para empenho;
- Haver imóveis alugados pela Universidade, que não estão abrangidos pela Imunidade de pagamento do imposto;
- Para os imóveis próprios da Universidade, haverá o pagamento apenas de taxas de coleta de lixo e iluminação pública.
Quais documentos são necessários?
- Nota de Empenho assinada digitalmente;
- Guias de IPTU;
- Ateste de Serviço;
- Despacho da Contabilidade;
- Despacho do Ordenador de despesa;
- Documentos eletrônicos gerados no SIAFI (OB, outros);
- Nota de Empenho de Anulação (se houver).
Qual é a Base Legal?
- Art. 150, VI, § 2º CF/88.
- Decreto Municipal nº 17.037 de 17 de dezembro de 2018.
- Portaria SMFA nº 085 de 21 de dezembro de 2018.
- Lei 8.147 de 29 de dezembro de 2000.