Envio de Relatórios Patrimoniais: RMA, RMB e Controle de Acervo Bibliográfico
Que atividade é?
Envio dos relatórios mensais de controle de bens móveis (SICPAT), bens intangíveis, acervo bibliográfico e almoxarifado (ALX), para as seções de contabilidade das unidades gestoras, que posteriormente remeterão o processo ao DCF. O DCF realizará as conferências necessárias e devolverá os processos para os setores de origem.
Quem faz?
Os responsáveis pela emissão de relatórios de controle de bens móveis e almoxarifado deverão abrir os seguintes processos no SEI!:
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Seção de Almoxarifado: "Material: Movimentação de Material de Consumo"
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Seção de Patrimônio: "Patrimônio: Gestão de Bens Móveis"
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Bibliotecas Setoriais: "Patrimônio: Gestão de Acervo Bibliográfico"
Ao abrir os processo os seguintes campos deverão ser preenchidos conforme as recomendações abaixo:
Especificação: Relatórios mensais do Almoxarifado da UG 15XXXX / Relatórios mensais SICPAT da UG 15XXXX / Relatórios mensais da Biblioteca da UG 15XXXX;
Interessado: Seção de contabilidade da unidade gestora.
O responsável pelo envio do(s) relatório(s) deverá inserir documento do tipo Despacho ao processo, conforme modelos disponíveis no site da PROPLAN, anexar os relatórios dos sistemas de controle de bens e materiais e enviar para a seção de contabilidade de sua unidade gestora.
As justificativas para quaisquer situações que provoquem inconsistências entre os saldos dos relatórios patrimoniais e os registros contábeis, em determinado mês, deverão constar no Despacho.
Como se faz? Possui fluxo já mapeado?
Que informações/condições são necessárias?
Este processo tem como finalidade o envio de relatórios mensais de controle de bens móveis (SICPAT), acervo bibliográfico (controle de acervo e depreciação) e almoxarifado (ALX) para as seções de contabilidade, com seus respectivos despachos. Quaisquer outros documentos, que não tenham relação com o processo, não deverão ser incluídos.
Quais documentos são necessários?
Seção de Patrimônio: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Relatório Sintético Patrimonial, Relatório Sintético Patrimonial de Entradas, Relatório Sintético Patrimonial de Saídas, Relatório de Acompanhamento de Depreciação e Relatório de Bens Intangíveis
Seção de Almoxarifado: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Relatório de Balancete Contábil emitido no Sistema de Controle de Almoxarifado
Bibliotecas Setoriais: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Planilha de Controle Patrimonial de Acervo e relatório de depreciação emitido pelo sistema Pergamum.
IMPORTANTE: Após incluir seus despachos nos processos SEI! de Patrimônio, Biblioteca e Almoxarifado a contabilidade deverá encaminhá-los para que o Diretor da unidade gestora dê ciência nos documentos inseridos no mês vigente.
Qual é a Base Legal?
Instrução Normativa Nº 06, De 31 De Outubro De 2007, art. 14
Manual SIAFI 02101 - Relatório de Movimentação de Almoxarifado e Relatório de Movimentação de Bens Móveis e Intangíveis
Manual SIAFI 021134 - Movimentação e Alienação de Bens Móveis