Pós-Graduação Stricto Sensu: Modificação Curricular
Que atividade é?
Alterações na estrutura curricular do programa de Pós-Graduação envolvendo a criação, a inclusão, a modificação ou a exclusão de disciplinas que irão compor a grade curricular do curso, aprovadas pelo Colegiado e pelos departamentos responsáveis, quando for o caso.
É importante lembrar que as modificações curriculares podem implicar em alteração no regulamento do programa, neste caso, deverá ser inserido no processo o Formulário de Modificação do Regulamento. Todavia, caso seja um processo EXCLUSIVO de modificação do regulamento, utilizar o processo próprio para tal finalidade (vide Base de Conhecimento do processo PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO-SENSU: MODIFICAÇÃO DO REGULAMENTO).
CRIAÇÃO DE DISCIPLINA – disciplinas novas que não existem no departamento e não estão registradas no Sistema Acadêmico.
INCLUSÃO DE DISCIPLINA – disciplina já existente no departamento e registrada no Sistema Acadêmico que será incluída na grade curricular do curso/programa.
EXCLUSÃO DE DISCIPLINA – disciplina que será excluída da grade curricular do curso.
MODIFICAÇÃO DE DISCIPLINA – alteração referente ao nome da disciplina, ou carga horária/créditos, ou ementa, ou classificação (optativa/obrigatória).
Quem faz?
A solicitação deve ser feita pela Secretaria do Programa, sob demanda do Colegiado, após aprovação dos departamentos responsáveis, quando for o caso.
Como se faz? Possui fluxo já mapeado?
Abrir o processo na classe PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: MODIFICAÇÃO CURRICULAR.
Inserir o formulário de acordo com a situação (CRIAÇÃO, INCLUSÃO, MODIFICAÇÃO e EXCLUSÃO DE DISCIPLINA), assinado pelo responsável pelo departamento de vinculação da disciplina e pelo Coordenador do Colegiado.
Enviar o processo para a Assessoria Acadêmica da PRPG, endereço SEI – PRPG-DAC.
A Assessoria Acadêmica confere se os formulários estão assinados e se contém as informações necessárias, analisa se a solicitação está de acordo com as Normas Gerais de Pós-Graduação e emite Parecer a ser encaminhado para a Câmara de Pós-Graduação.
Se aprovado o Parecer pela Câmara de Pós-Graduação, o processo é encaminhado à Secretaria do Gabinete para emissão do Voto.
A Secretaria do Programa é informada sobre a aprovação através de email enviado com o Voto pelo gabinete da PRPG.
A Assessoria Acadêmica efetiva a solicitação no Sistema Acadêmico e informa por e-mail à Secretaria do Programa para conferência dos lançamentos na grade curricular.
Após confirmação da Secretaria do Programa, a versão curricular é liberada no Sistema Acadêmico e o processo é arquivado.
Que informações/condições são necessárias?
É necessário que a solicitação tenha sido aprovada pelo departamento de vinculação da disciplina bem como pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação.
Para que a solicitação seja efetivada, é necessária a aprovação da Câmara de Pós-Graduação.
Quais documentos são necessários?
FORMULÁRIOS:
De acordo com a solicitação, incluir os respectivos formulários:
FORMULÁRIO DE CRIAÇÃO DE DISCIPLINA (SECRETARIA / COORDENAÇÃO)
FORMULÁRIO DE INCLUSÃO DE DISCIPLINA (SECRETARIA / COORDENAÇÃO)
FORMULÁRIO DE MODIFICAÇÃO DE DISCIPLINA (SECRETARIA / COORDENAÇÃO)
FORMULÁRO DE EXCLUSÃO DE DISCIPLINA (SECRETARIA / COORDENAÇÃO)
FORMULÁRIO DE MODIFICAÇÃO DO REGULAMENTO (quando couber) (SECRETARIA / COORDENAÇÃO)
ANUÊNCIA DO DEPARTAMENTO (DEPARTAMENTO/ SECRETARIA)
PARECER (ASSESSORIA ACADÊMICA- PRPG)
VOTO (CÂMARA DE PÓS-GRADRUAÇÃO/GABINETE PRPG)
Qual é a Base Legal?
Normas Gerais da Pós-Graduação da UFMG.