TRABALHO VOLUNTÁRIO - COM VINCULO ANTERIOR COM A UFMG
Que atividade é?
Considera-se serviço voluntário, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
Quem faz?
O setor responsável pelo cadastro do processo no sistema SEI pode ser definido pela Unidade/Órgão, tendo em vista as particularidades de cada.
Como se faz? Possui fluxo já mapeado?
Fluxo ao final deste documento.
Que informações/condições são necessárias?
1. Ter um plano de trabalho aprovado pela Câmara Departamental ou Órgão equivalente (se docente) ou Chefia do Setor onde irá atuar (se Técnico Administrativo). Em ambos os casos, o Plano de Trabalho deve ser assinado pela Diretoria da Unidade.
2. Ter objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa.
Quais documentos são necessários?
Cópias dos documentos abaixo (frente e verso), na seguinte ordem:
1. Carteira de Identidade ou Cédula de Identidade de Estrangeiro - RNE (se estrangeiro).
2. CPF.
3. Visto Temporário para serviço voluntário (se estrangeiro).
4. Formulário DAP 270 Profissional Voluntário c/vinc ant, devidamente preenchido e assinado.
5. Plano de trabalho aprovado pela Câmara Departamental ou Órgão equivalente (se docente) ou Chefia do Setor onde irá atuar (se Técnico Administrativo). Em ambos os casos, o Plano de Trabalho deve ser assinado pela Diretoria da Unidade.
FORMULÁRIOS (os documentos abaixo estão disponíveis no SEI e também na página da PRORH)
DAP 270 Profissional Voluntário c/vinc ant
Qual é a Base Legal?
Para mais informações, consultar a norma "Profissional Voluntário", disponível no site da PRORH: https://www.ufmg.br/prorh/assuntos/
ATENÇÃO: Os procedimentos para a assinatura dos documentos são livres e podem ser definidos de acordo com as particularidades de cada Unidade/Órgão. Por isso, os documentos foram disponibilizados no SEI e também, em PDF, na página da PRORH.
Em relação ao fluxo abaixo, cabe destacar que ele foi construído para a Unidade que opte por liberar os documentos para assinatura do profissional voluntário como usuário externo. Caso contrário, depois de assinados, os documentos em PDF podem ser anexados ao processo como documento externo e o procedimento seguir normalmente.
Para melhor visualização do fluxograma, siga as instruções abaixo:
1. Clique no fluxograma com o "botão direito" do mouse.
2. Clique em "Abrir imagem em uma nova guia" com o "botão esquerdo" do mouse.
3. Na nova guia, para aumentar e diminuir a imagem, deixe a tecla "Ctrl" do teclado pressionada e mova o "botão do meio" do mouse (scroll, roda de rolagem).