SEI / UFMG - Exame de Qualificação - FAFICH-SECCPGCMS

Exame de Qualificação

Trata do rito de apresentação oral do dossiê do da Tese ou Dissertação de curso de Pós-Graduação e acontece em sessão previamente agendada para este fim, realizada conforme normas específicas de cada curso. A Banca do Exame de Qualificação é presidida pelo orientador do pós-graduando, e  seu trabalho consiste na apreciação do estágio do trabalho científico realizado pelo discente de Pós-Graduação, avaliando-se a perspectiva comunicacional que o orienta, sua expectativa de desenvolvimento e finalização, tendo em vista o projeto de pesquisa e os prazos definidos pelo curso de Pós-Graduação, devendo apresentar contribuições formais, teóricas e metodológicas que incidam sobre o percurso da pesquisa.

O(A) Discente deve comunicar ao Colegiado os dados de sua qualificação - conforme módulo de Marcação de Qualificação/Defesa do Moodle-minhaUFMG. A Secretaria do PPG deve então disponibilizar o documento “Ata do Exame de Qualificação” para o(a) Orientador(a) preencher e assina (via Bloco de Assinatura).

No dia da defesa, o(a) Orientador(a) deve preencher o documento Ata de Qualificação, conforme o resultado obtido pelo(a) Discente e disponibilizar para assinatura dos demais membros da banca. O processo deve então ser remetido à Secretaria do PPG, que lança a atividade no histórico acadêmico do(a) Discente e conclui o procedimento.

Caso algum examinador membro da banca não seja docente ou servidor ativo/inativo  da UFMG, o(a) Discente deve informar o CPF desse membro no módulo de Marcação de Qualificação/Defesa do Moodle-minhaUFMG, e orientar  que  ele  realize  cadastro  prévio  no Portal do SEI UFMG. As orientações para o cadastro e posterior ativação do seu login, serão enviadas para o seu e-mail pessoal. Caso tenha alguma dificuldade ou eventual problema para se cadastrar no sistema, entre em contato com o setor de suporte ao SEI UFMG  sei-suporte@servicos.ufmg.br . Todos os procedimentos devem estar concluídos com, no mínimo, três dias úteis de antecedência do exame.

FLUXO DESCRITIVO DO PROCESSO:

1- Discente solicita marcação do exame de qualificação, via moodle/minha UFMG;

2- Colegiado aprova marcação do exame de qualificação;

3 - Orientador(a) instrui membros externos da banca a realizarem o cadastro de membro externo no SEI UFMG;

4- Membros externos realizam cadastro no SEI UFMG https://sei.ufmg.br/index.php/acesse-o-sei/

5-  Secretaria abre o processo no SEI UFMG; inclui o documento Ata do Exame da Qualificação; Disponibiliza para acesso do(a) orientador(a) e membros da banca;

6 - Orientador(a) edita o documento "Ata do Exame de Qualificação" com os dados da avaliação do(a) Discente;  Em seguida assina via Bloco de Assinatura, e disponibiliza para demais membros da banca assinarem.

7 - Secretaria lança os dados do exame no Histórico Acadêmico do(a) Discente, e conclui o processo.

ESTUDANTE

- Estar regularmente matriculado em curso de pós-graduação na UFMG

- Estar apto, de acordo com os critérios de cada curso, à realização do exame de qualificação.

- Comunicar ao Colegiado, via e-moodle, os dados do exame, e dos membros da banca.

MEMBROS DA BANCA QUE NÃO SEJAM SERVIDORES ATIVOS/INATIVOS DA UFMG (MEMBROS EXTERNOS)

- Estar formalmente indicado, a partir do módulo de Marcação de Qualificação/Defesa do Moodle-minhaUFMG, como membro da banca da qualificação do estudante

- Cadastrar-se como usuário externo para assinatura de documentos no SEI-UFMG

COLEGIADO DE CURSO

- apreciar a proposta de data e banca para realização do exame de qualificação.

SECRETARIA DO CURSO

- Orientar as partes interessadas sobre os procedimentos para formalização do processo de Exame de Qualificação.

- Abrir o processo de Exame de Qualificação no SEI UFMG

- lançar o resultado do processo no Histórico Acadêmico do(a) Discente.

Dossiê para o Exame da Qualificação, que deverá ser anexado no requerimento, via moodle/minhaUFMG.

Dados dos membros da banca, informados cia moodle/minhaUFMG: CPF, Nome completo, e-mail, Instituição de vínculo, Titulação, Instituição de Titulação.

Normas Gerais de Pós-Graduação da NRPG-UFMG; Regulamento do PPGCOM; Diretrizes do PPGCOM para Qualificações (Mestrado e Doutorado).