Base de conhecimento

SEI / UFMG - Graduao: Defesa de Monografia e TCC - PROGRAD-GAB

Graduação: Defesa de Monografia e TCC

Que atividade é?

Trata do rito de apresentação oral da monografia ou trabalho de conclusão de curso de graduação e acontece em sessão pública presidida pelo orientador do graduando. A defesa de monografia ou TCC é parte integrante obrigatória da grade curricular de alguns percursos de graduação da UFMG e é realizada conforme normativos específicos de cada curso.

Quem faz?

O(A) Discente deve comunicar ao Colegiado os dados de sua defesa - conforme documento Formulário de marcação de defesa de Monografia/TCC do SEI-UFMG (clique aqui para consultar o modelo do documento). Colegiado deve preencher o mencionado documento. Na sequência, o Colegiado deve incluir no processo o documento Ata de defesa de Monografia/TCC e preencher com os dados do(a) discente. O Colegiado deve então disponibilizar os dois documentos (Formulário e Ata) para o(a) Orientador(a), via Bloco de Assinatura. Imediatamente, o(a) Orientador(a) deve assinar o Formulário de marcação de defesa de Monografia/TCC, para que a marcação esteja formalizada.

No dia da defesa, o(a) Orientador(a) deve preencher o documento Ata de defesa de Monografia/TCC, conforme o resultado obtido pelo(a) Discente e disponibilizar para assinatura dos demais membros da banca. O processo deve então ser remetido ao Colegiado, que lança a nota e conclui o procedimento.

 

Caso algum examinador membro da banca não seja docente ou servidor ativo/inativo da UFMG, o(a) Discente deve informar o CPF desse membro no Formulário de marcação de defesa de Monografia/TCC e orientar que ele realize cadastro prévio através deste link. Em seguida, o formulário deve ser encaminhado à Pró-Reitoria de Graduação <info@prograd.ufmg.br> através do recurso de envio de correspondência eletrônica pelo processo do SEI. Para instruções adicionais sobre cadastro de usuário externo no SEI, consultar o manual resumido do usuário externo do SEI-UFMGTodos os procedimentos devem ser realizados com, no mínimo, três dias úteis de antecedência.

Como se faz? Possui fluxo já mapeado?

Que informações/condições são necessárias?

ESTUDANTE

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação na UFMG

- Estar apto, de acordo com os critérios de cada curso, à realização da defesa de monografia e TCC

- Comunicar ao Colegiado, via e-mail, os dados solicitados no Formulário de marcação de defesa de Monografia/TCC do SEI-UFMG (clique aqui para consultar o modelo do documento)

 

MEMBROS DA BANCA QUE NÃO SEJAM SERVIDORES ATIVOS/INATIVOS DA UFMG (MEMBROS EXTERNOS)

- Estar formalmente indicado, a partir do formulário de marcação de defesa de Monografia/TCC, como membro da banca de defesa do estudante

- Cadastrar-se como usuário externo para assinatura de documentos no SEI-UFMG

 

COLEGIADO DE CURSO

- Orientar as partes interessadas sobre os procedimentos para formalização do processo de defesa de monografia e TCC

- Orientar as partes interessadas sobre os procedimentos para cadastro como usuário externo do SEI-UFMG, conforme manual. Ao enviar e-mail às partes interessadas para cadastro como usuários externos e colocar a Prograd <info@prograd.ufmg.br> em cópia para que essa Pró-Reitoria possa realizar posteriormente a liberação dos usuários para as assinaturas pertinentes no SEI.

- Observar atentamente os normativos de cada curso que orientam o processo de defesa de monografia e TCC

- Recorrer à Prograd sempre que surgirem dúvidas sobre as melhores práticas para formalização do processo de defesa de monografia e TCC

Quais documentos são necessários?

Documentos adicionais podem ser solicitados, de acordo com as definições do Colegiado de Graduação e do(a) Orientador(a) do trabalho

Qual é a Base Legal?

Regimento Geral da UFMG

Normas Gerais de Graduação

Normativos dos Colegiados de Graduação