Base de conhecimento

SEI / UFMG - Graduao: Mobilidade Acadmica Nacional - PROGRAD-SEM

Graduação: Mobilidade Acadêmica Nacional

Que atividade é?

A mobilidade acadêmica nacional é a possibilidade de realização de estudos em outras Instituições Federais de Ensino Superior – IFES do País, da mesma forma que possibilita que estudantes de outras IFES desenvolvam atividades de ensino na UFMG.

Quem faz?

Para alunos da UFMG, o processo é iniciado pelo próprio estudante interessado a partir do preenchimento do formulário "Requerimento para inscrição no programa de mobilidade acadêmica/Andifes" disponível aqui.

Para alunos de outras IFES, os procedimentos encontram-se descritos na página da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG, podendo o interessado também entrar em contato com o Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica através do e-mail <estagio@prograd.ufmg.br>.

Como se faz? Possui fluxo já mapeado?

Alunos da UFMG: Cliquem aqui para acessar o manual com o passo a passo para preenchimento do requerimento para inscrição no programa de mobilidade acadêmica/Andifes.

Que informações/condições são necessárias?

QUEM PODE PARTICIPAR?

Poderão participar do Programa de Mobilidade Acadêmica alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na Instituição de origem (remetente), e possuam, no máximo, duas (02) reprovações acumuladas nos dois períodos letivos que antecedem o pedido de mobilidade.

QUAL O PERÍODO MÁXIMO?

O aluno não poderá se afastar da Instituição de origem, sob o amparo do convênio, por prazo superior a um (01) ano letivo. Em caráter excepcional, a critério da Instituição receptora, poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, do vínculo temporário, por até mais um período letivo, perfazendo o total de 1 ano e meio.

O aluno participante desse Convênio terá vínculo temporário com a Instituição receptora, dependendo, para isto, da existência de disponibilidade de vaga e da possibilidade de inscrição na(s) disciplina(s) pretendida(s).

QUAL É O PERÍODO PARA A SOLICITAÇÃO

Alunos da UFMG interessados em cursar mobilidade em outras Instituições Federais de Ensino deverão consultar as datas previstas para aceite de documentação nas mesmas.

Outras informações pelos telefones: 31 3409 4438 / 4565 ou diretamente no setor de atendimento ao público da Diretoria de Mobilidade Acadêmica da PROGRAD no seguinte endereço: PROGRAD/Setor de Estágios e Mobilidade Acadêmica - Prédio da Reitoria, Anexo 2° andar- sala 02, Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627, Campus Universitário, Pampulha, CEP: 31270-901, Belo Horizonte - Minas Gerais.

Quais documentos são necessários?

Para abertura do processo de alunos da UFMG é necessário preencher o Requerimento para inscrição no programa de mobilidade acadêmica/Andifes e anexar ao processo os seguintes documentos obrigatórios:

• Carta de motivação, carta de justificativa e carta de apresentação emitida pelo colegiado

• Documentos pessoais e de identificação com foto e comprovante de endereço

• Ementas e programas das disciplinas que pretende cursar

• Histórico escolar atualizado e histórico escolar completo ou certificado de conclusão do ensino médio

• Atestado de saúde física e mental, emitido nos últimos 30 dias

• Aproveitamento acadêmico ou declaração do curso de origem indicando a carga horária de integralização concluída

• Comprovante/Atestado de matrícula do semestre em curso (com carimbo da Instituição)

• Matriz curricular das disciplinas do Curso da Instituição de Origem do estudante

Qual é a Base Legal?

Convênio Andifes