Base de conhecimento

SEI / UFMG - Gestão Ambiental: Controle de Qualidade do Efluente - DGA-DIS

Gestão Ambiental: Controle de Qualidade do Efluente

Que atividade é?

Os serviços de coletas de amostras e análises físico-químicas dos efluentes gerados no campus Pampulha, visam a atender a Norma 187/5 da COPASA, operadora regional dos serviços de abastecimento de água e esgoto da cidade de Belo Horizonte, atendendo ao contrato assinado com a UFMG, estabelecido no Convênio CT no 06-0612 (referente à implantação e exploração dos serviços públicos de água e esgotos sanitários do campus da Pampulha), firmado com a COPASA em 15/03/2006. Neste convênio a UFMG se comprometeu a atender os padrões de lançamento de efluentes contidos na Norma COPASA 187/6 e para isso ingressou no Programa Estadual de Controle de Efluentes Não-Domésticos - PRECEND.

O programa PRECEND é composto de 03 etapas, sendo que as 02 primeiras, já realizadas pela UFMG, constituem-se de projetos técnicos que apresentam um diagnóstico físico-populacional do empreendimento, suas redes hidro sanitárias, as adequações necessárias à Norma 187/6, bem como as características físico-químicas dos efluentes lançados na rede pública da concessionária COPASA.

A terceira etapa se refere ao automonitoramento dos efluentes, como o próprio nome diz, é um monitoramento realizado pelo próprio usuário da rede pública, em que ele verifica, periodicamente, as características físico-químicas e a carga poluidora dos seus efluentes lançados na rede pública, sendo que, os poluentes acimas dos valores permitidos para lançamento, se não tratados, serão multados e taxados pela concessionária na fatura mensal de água e esgoto.

Quem faz?

O monitoramento é realizado por laboratório externo homologado conjuntamente com a Divisão de Infraestrutura Sanitária – DISA pertencente ao Departamento de Gestão Ambiental – DGA/PRA/UFMG.

A amostragem será executada em pontos pré-determinados no Campus Pampulha, nos pontos de lançamento de esgoto na rede COPASA. A amostragem será composta e iniciará as 08:00h e finalizará as 20:00h, com coletas de alíquotas a cada 2h.

Serão coletados mensalmente 07 pontos distribuídos em todo o campus, sendo 01 PONTO localizado à montante dos lançamentos da UFMG, denominado ENTRADA e outro ponto à jusante de toda a geração do campus, denominado SAÍDA.

As amostragens dos outros 05 pontos serão realizadas em pontos de lançamentos dos principais geradores de efluente não-doméstico do campus, a saber: Escola de Engenharia, Departamento de Química, Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciências Biológicas – ICB, Escola e Hospital Veterinário entre outros.

Como se faz? Possui fluxo já mapeado?

Que informações/condições são necessárias?

Quais documentos são necessários?

Ofício

Qual é a Base Legal?