Base de conhecimento

SEI / UFMG - Envio de Relatrios Patrimoniais: RMA, RMB e Controle de Acervo Bibliogrfico - DCF-SCT

Envio de Relatórios Patrimoniais: RMA, RMB e Controle de Acervo Bibliográfico

Que atividade é?

Envio dos relatórios mensais de controle de bens móveis (SICPAT), bens intangíveis, acervo bibliográfico e  almoxarifado (ALX), para as seções de contabilidade  das unidades gestoras, que posteriormente remeterão o processo ao DCF. O DCF realizará as conferências necessárias e devolverá os processos para os setores de origem.  

Quem faz?

Os responsáveis pela emissão de relatórios de controle de bens móveis e almoxarifado deverão abrir os seguintes processos no SEI!:

  • Seção de Almoxarifado: "Material: Movimentação de Material de Consumo"

  • Seção de Patrimônio: "Patrimônio: Gestão de Bens Móveis"

  • Bibliotecas Setoriais: "Patrimônio: Gestão de Acervo Bibliográfico"

 

Ao abrir os processo os seguintes campos deverão ser preenchidos conforme  as recomendações abaixo:

Especificação: Relatórios mensais do Almoxarifado da UG 15XXXX  /  Relatórios mensais  SICPAT da UG 15XXXX  / Relatórios mensais da Biblioteca da UG 15XXXX;    

                          

Interessado:  Seção de contabilidade da unidade gestora.

O responsável pelo envio do(s) relatório(s) deverá inserir  documento do tipo Despacho ao processo, conforme modelos disponíveis no site da PROPLAN,  anexar os relatórios dos sistemas de controle de bens e materiais e enviar para a seção de contabilidade de sua unidade gestora.

As justificativas para quaisquer situações que provoquem inconsistências entre os saldos dos relatórios patrimoniais e os registros contábeis, em determinado mês, deverão constar no Despacho. 

 

Como se faz? Possui fluxo já mapeado?

Que informações/condições são necessárias?

Este processo tem como finalidade o envio de relatórios mensais de controle de bens móveis (SICPAT), acervo bibliográfico (controle de acervo e depreciação) e  almoxarifado (ALX) para as seções de contabilidade, com seus respectivos despachos. Quaisquer outros documentos, que não tenham relação com o processo, não deverão ser incluídos. 

 

Quais documentos são necessários?

 Seção de Patrimônio: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Relatório Sintético Patrimonial, Relatório Sintético Patrimonial de Entradas, Relatório Sintético Patrimonial de  Saídas, Relatório de Acompanhamento de Depreciação e Relatório de Bens Intangíveis 

 Seção de Almoxarifado: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Relatório de Balancete Contábil emitido no Sistema de Controle de Almoxarifado

 Bibliotecas Setoriais: Documento de despacho SEI! assinado pelo responsável do setor, Planilha de Controle Patrimonial de Acervo e relatório de depreciação emitido pelo sistema Pergamum.  

IMPORTANTE: Após incluir seus despachos nos processos SEI! de Patrimônio, Biblioteca e Almoxarifado a contabilidade deverá encaminhá-los para que o Diretor da unidade gestora dê ciência  nos documentos inseridos no mês vigente.

Qual é a Base Legal?

 Instrução Normativa Nº 06, De 31 De Outubro De 2007, art. 14

 Manual SIAFI 02101 - Relatório de Movimentação de Almoxarifado e Relatório de Movimentação de Bens Móveis e Intangíveis

 Manual SIAFI 021134 - Movimentação e Alienação de Bens Móveis