Base de conhecimento

SEI / UFMG - Gestão Ambiental: Abastecimento e Consumo de Água - DGA-DIS

Gestão Ambiental: Abastecimento e Consumo de Água

Que atividade é?

O monitoramento do consumo de água na Universidade prima-se pela sustentabilidade, visando a evitar desperdícios seja por uso irracional ou perdas derivadas de instalações hidrossanitárias com necessidade de manutenção.

É utilizado para aumentar o controle sobre a gestão de abastecimento de água no campus Pampulha, unidades isoladas e centro de Belo Horizonte, campus Regional de Montes Claros e campus Saúde. Ocorre mensalmente para as unidades acadêmicas e administrativas a partir da leitura aferida nos hidrômetros instalados nos ramais de alimentação.

Os dados monitorados serão disponibilizados em relatórios de consumo semestralmente às unidades consumidoras, com a missão de fornecer as informações necessárias para a implementação de campanhas voltadas para a conscientização dos usuários e melhor gestão do consumo, de modo a alcançar o patamar mínimo sem prejuízo das atividades desenvolvidas.

Em caso de eventualidade que demande maior consumo como a realização de grandes eventos, vazamentos identificados, aparelhos sanitários desregulados, hidrômetros com problemas, dentre outros motivos, o registro das observações deverá ser documentado e o Departamento de Manutenção (DEMAI) acionado em tempo hábil para as providências necessárias e correção das anormalidades verificadas.

A gestão das faturas de abastecimento de água atualmente é realizada pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA), portanto, qualquer dúvida referente a este assunto, entrar em contato com a Divisão de Infraestrutura Sanitária (DISA) deste Departamento.

Em caso de necessidade de saber os dados de consumo antes dos envios semestrais a serem feitos pelo DGA, a unidade requerente deverá entrar em contato com a DISA/DGA e formalizar a solicitação mediante Ofício.

Quem faz?

Diretoria ou servidor responsável pela gestão do consumo de água da unidade.  

Como se faz? Possui fluxo já mapeado?

Primeira opção: envio semestral pelo DGA às unidades consumidoras.

Segunda opção: a unidade requerente quando necessitar de obter os dados antes dos envios estabelecidos pelo DGA, através de sua Diretoria ou por meio de servidor responsável deverá iniciar no SEI o processo denominado Consumo de água. Inicia no SEI processo do tipo "Gestão Ambiental: Abastecimento e Consumo de Água", inclui documento do tipo "Ofício" com a solicitação do período de consumo que precisa. As dúvidas que possam surgir deverão ser direcionadas para a Divisão de Infraestrutura Sanitária (DISA) do DGA no e-mail: disa@dga.ufmg.br.

Que informações/condições são necessárias?

Detalhar as informações demandadas de consumo.

Quais documentos são necessários?

Relatório e/ou ofício.

Qual é a Base Legal?

Não se aplica, pois trata-se de uma iniciativa de gestão interna para maior eficiência do uso da água e redução da despesa relacionada com seu abastecimento.